Cuidados com os pets no verão

O verão chegou! E assim como nós sofremos um pouco com o calor, os pets também se incomodam e podem ser prejudicados.

Estamos no verão e nesta estação os cuidados com os pets devem ser redobrados. Assim como os humanos, cães e gatos também sentem mais desconforto no calor. Aumentar a hidratação deles, manter os ambientes frescos e tosar os pelos dos animais são algumas medidas que ajudam a manter seu bem-estar, evitando problemas, como insolação, queimaduras, entre outros.

Nessa época são comuns quadros de desidratação, queimaduras solares, machucados nas patas e choque térmicos. Mas existem alguns cuidados que podemos tomar.

Os locais onde os animais comem, brincam e dormem devem estar sempre arejados e limpos para evitar mal-estar e doenças. Se eles têm o hábito de ficar no quintal, certifiquem-se de que haja locais cobertos e de sombra para se protegerem do sol. 

Seguem dicas importantes para um verão feliz com seu melhor amigo, seja ele cachorro, gato, ou outro pet que você tiver!

1. Hidrate o seu pet

Mantenha seu pet hidratado durante todo o dia: ofereça sempre água limpa e fresca. Hoje existem no mercado alguns bebedouros que mantém a água gelada por mais tempo. Você também pode oferecer água de coco gelada, congelar os sachês úmidos e servir congelado, como se fosse um sorvete. Mas nunca dê suco de uva ou carambola, pois são tóxicas para cachorros e gatos!

2. Cuidado com os horários mais quentes do dia.

Evite sair para passear com o seu pet nos horários mais quentes do dia. Não saia entre as 10hs e 16hs. E se mesmo fora desses períodos você quiser levar eles para dar uma volta, dê preferência para locais sombreados, com muitas árvores e piso de grama, que não esquenta tão rapidamente. Não passeie com seu pet se o asfalto da rua estiver quente. Lembre-se que as patas dos cachorros são muito sensíveis e poderão esquentar rapidamente. Uma dica para medir a temperatura, é colocar a sua mão no chão e ver se você aguenta alguns minutos. Mas nunca se esqueça de levar alguma garrafinha de água para você e seu pet se hidratarem!

3. Cuidados na praia e em parques.

Em lugares que aceitam animais como parques e algumas praias, garanta que seu pet tem um local sombreado, com água fresca disponível e bastante ventilação para ficar. E sempre o proteja com algum antipulga ou carrapaticida para que não volte com alguma surpresa junto.

4. Atenção extra às pulgas e carrapatos.

Nessa época quente e úmida as pulgas e carrapatos são muito mais comuns.

O forte calor e a umidade compõem o ambiente perfeito para a proliferação das pulgas e dos carrapatos em cães e gatos. Além da dermatite alérgica, causada pela picada das pulgas, a tênia também é transmitida pelas pulgas aos animais. Já os carrapatos podem transmitir erliquiose, babesiose e febre maculosa, zoonose que pode ser fatal também para as pessoas. Por isso mantenha seu pet sempre protegido, usando antipulgas e carrapaticidas com frequência para a prevenção.

5. Preste atenção aos sinais de cansaço e desconforto.

Se seu pet está ficando muito ofegante, com dificuldades para respirar, não quer andar, comer, beber água fique atento! Ao ver estes sinais de forma mais leve, ofereça um período de descanso na sombra com água fresca para seu pet! No caso destes sinais de forma mais grave, leve seu pet o mais rápido possível para uma clínica veterinária!

6. Cuidados extras com animais de focinho curto.

Lembre-se que animais braquicefálicos (com focinhos curtos) como cães das raças Pug, Bulldog e Shih-Tzu e gatos Persas, são mais susceptíveis a hipertermia e choque térmico. Eles precisam de uma atenção extra! Reduza os exercícios, faça mais pausas, ofereça mais água e líquidos, e se possível fuja do sol e do calor!

Com esses cuidados simples, você e seu pet podem aproveitar o melhor do verão. E faça os acompanhamentos sempre que possível com o médico veterinário, deixando sempre as vacinas, vermífugos e antipulgas em dia.

Não esqueça que sempre é melhor prevenir do que remediar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *